Siga-me

Complexo de vira-latas

Por Carlos Mendes "Martini"   /     jun 30, 2015  /     Além disso..., Política e Economia  /  

Hoje vi uma notícia interessante nas redes sociais publicada pela Folha de S.Paulo:

O ministro Jaques Wagner foi recebido pelo secretário de Defesa americano, Ashton Carter, no Pentágono. (via Folha Mundo) ‪#‎folha‬

A notícia é obviamente boa. Finalmente algum tipo de cooperação com um país de primeiro mundo, ao invés de ficarmos eternamente amarrados ao subdesenvolvimento de republiquetas revolucionárias de boina, martelo e foice.

No entanto, nos comentários, deparo com o eterno vira-latismo tupiniquim:

Nada a oferecer...

Não sei todos os detalhes do acordo, é claro. Mas não é verdade que não temos “absolutamente nada” para oferecer.

É verdade que nosso país está em crise. É verdade que nossa educação foi quase destruída pelo construtivismo e pelo “padrão Paulo Freire” de ensino. É verdade que estamos atolados em escândalos de corrupção e que não vemos uma luz no fim do túnel. Entretanto, o Brasil tem sim cientistas brilhantes e tem instituições de pesquisa que fazem um trabalho brilhante, a despeito do baixo investimento da “Pátria Educadora”.

Seleção_006

Com o que será que esse tipo de figura trabalha? Será que ele já descobriu alguma coisa — como uma nova lei da física — que ninguém jamais descobriu antes? Se a resposta for “não”, será então que podemos invalidar toda a sua vida e dizer que ele, em suas próprias palavras, não vale “absolutamente nada“?

Um cientista pode ser brilhante sem, necessariamente, ter descoberto uma nova lei da física, ou da química, ou sem ter descoberto um novo tipo de motor que levará a humanidade a Marte. Ora, o brilhantismo de um cientista se resumir apenas a isso — a descobertas espetaculares que revolucionam a vida humana — então a humanidade é composta por nada mais do que uma massa de bilhões de pessoas que não valem ABSOLUTAMENTE NADA. E talvez a cada geração sejamos salvos de nossa inutilidade, enquanto espécie, por um punhado de gênios descobridores que poderiam ser contados na mão esquerda do Lula.

Como será que uma besta quadrada dessas consegue ser tão radical? Eu não consigo compreender.

Bom… challenge accepted, como diriam alguns. Aqui vão alguns nomes e links:

Será preciso mostrar mais? Se for, sem problemas. Vamos lá:

Cientista brasileira cria sensor que detecta câncer em estágio inicial e sem biópsia
http://blogs.ne10.uol.com.br/…cancer-em-estagio-inicial-e-sem-biopsia/

Brasileiro participa de missão da Nasa que leva robô a Marte
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/…leva-robo-marte.html

Brasileira descobre que saliva de carrapato pode ser usada contra o câncer
http://crf-rj.org.br/noticias/951-brasileira-…contra-o-cancer.html

MEC vai investir quase R$ 250 milhões em projeto de Nicolelis
http://ciencia.estadao.com.br/…-quase-r-250-milhoes-do-mec/

Eu terminei de publicar essa lista e o vira-latas respondeu:

Seleção_001

Pensei comigo: “nossa, esse cara deve ser um crânio… deve ter mestrados e doutorados, deve ter estudado fora do Brasil e deve ter um currículo acadêmico invejável”. Tinha que ser. Afinal, se eu apresento uma penca de cientistas desse peso e ele descarta assim, com esse desdém todo, ele deve ser capaz de muito mais que isso.

Fui olhar o perfil dele, esperando encontrar um compêndio científico e então…

Seleção_002

Então entendi de onde veio toda a genialidade e superioridade dele…

Pergunto ao amigo leitor: quando você lê/ouve uma dessas opiniões negativas, que consideram que nós somos o lixo do lixo, por acaso você analisa a pessoa para saber qual base (ou qual conhecimento) ela tem para dizer que somos tão desprezíveis assim?

Eu não vou me alongar nesse assunto, pois este post não é mais do que um desabafo. Eu fico chateado com a incapacidade que boa parte de nosso povo tem de conseguir ver o que nosso país tem de bom. Os links para notícias de brasileiros brilhantes abundam, basta uma simples busca no Google.

Nós ainda temos esperança.

Sim, eu admito que temos talvez mais a aprender do que a ensinar, mas podemos erguer a cabeça e acreditar que, apesar de estarmos sendo sabotados por essa corja que está destruindo nosso país — esses sim, os verdadeiros vira-latas –, ainda temos sim brasileiros brilhantes pelos quais podemos sentir orgulho.

Comentários

Veja mais...

Carlos Mendes "Martini"

Carlos Mendes "Martini" é Gestor da Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Newton Paiva, estudante de Filosofia (aluno do Professor Olavo de Carvalho), ex-estudante de Economia na UFSC (pensando em retornar ao curso o mais breve possível) e Gerente Financeiro em uma empresa de varejo de madeiras e produtos relacionados.
Veja mais...

Últimos posts por Carlos Mendes "Martini" (exibir todos)

Sobre Carlos Mendes "Martini"

Carlos Mendes "Martini" é Gestor da Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Newton Paiva, estudante de Filosofia (aluno do Professor Olavo de Carvalho), ex-estudante de Economia na UFSC (pensando em retornar ao curso o mais breve possível) e Gerente Financeiro em uma empresa de varejo de madeiras e produtos relacionados.

Comments are closed.

A blog about Wordpress design, development , Software and inspiration http://themesharebd.blogspot.com