Siga-me

Cultura Assustadora

Por Carlos Mendes "Martini"   /     jan 14, 2015  /     Além disso...  /  

Saiu n’O Globo:

Enem 2014: resultados na redação são ‘assustadores’, segundo especialistas – A expressiva queda de 9,7% na nota média da redação do Enem 2014 em relação à edição anterior acendeu a luz amarela no governo e chamou a atenção de especialistas. Índices cada vez mais baixos de leitura e a pouca familiaridade com o tema proposto pelo exame — publicidade infantil — podem ter contribuído para o recorde de 529 mil candidatos, ou 8,5% do total, com nota zero. Apenas 250 entre 5,9 milhões de estudantes que tiveram seus textos corrigidos alcançaram o conceito máximo (mil).

Engana-se quem pensa que a culpa disso é simplesmente (ou totalmente) “do governo” ou “do PT” — e é muito inocente quem pensa assim, pois isso é apenas uma meia verdade, uma pequena parte do quadro. O processo de destruição do sistema educacional começou 3 ou 4 décadas atrás, ou seja, ele vem de muito antes de o PT estar no poder.

O PT é apenas um dos muitos ratos que roem o país. Ele se destacou sobre todos os outros porque é o rato que está no poder agora e não quer largar o osso por nada, ainda que seja preciso usar de métodos antidemocráticos ou até mesmo totalitários para se manter no poder. Mas o cerne da questão, o centro do problema é toda a ideologia que vem tomando conta do país nessas décadas, a destruição da cultura (incluindo aí os valores morais e familiares) e a valorização do banditismo (as “vítimas da sociedade”), do vitimismo (tudo é culpa dos outros, nunca minha) e de uma humildade falsa, que não leva a lugar algum.

Eu mesmo peguei o final do tempo no qual ainda era bonito ser estudioso e ter boas notas. Hoje aqueles que estudam e têm boas notas são “nerds”, são “CDF”, são motivo de piada. No meu tempo eram admirados. Hoje aqueles que demonstram conhecimento e falam vários idiomas são metidos, arrogantes. No meu tempo eram admirados. Hoje “mais legal” ganhar a vida tocando funk ou pagode, ou jogando futebol. Ninguém liga para cientistas e intelectuais. Criamos uma geração de ineptos e o sistema de ensino está ajudando nisso ao ser fraco, frouxo, permissivo, tolerante demais. Como um dos resultados, somos um país no qual adultos com nível universitário agem e escrevem como crianças de 10 anos. É patético.

Quem quiser entender o que está havendo, comece pesquisando por um assunto: gramcismo. O gramcismo ensina, entre outras coisas (e em resumo grosseiro), a emburrecer o povo a fim de dominá-lo. E é isso que está aí.

Assim, não é apenas culpa “do governo”, e sim da elite política que vem governando o Brasil desde depois do regime militar (incluindo-se aí, sim, este governo como parte do problema).

Aí aparece (SEMPRE aparece) alguém dizendo: “ah, então você é a favor do regime militar!!!”

E eu respondo: não, seu jum… quero dizer, não criatura, eu não disse isso (e se você entendeu isso, então desculpe, você também é fruto desse sistema de ensino falido). O que eu estou dizendo é que nossa elite política está tentando estabelecer um outro tipo de ditadura, mais velada, mais discreta, e bem debaixo dos nossos narizes. E não há melhor forma de fazer isso do que mantendo o povo burro, pobre, despolitizado e dominado por uma única forma de pensar.

O sistema educacional PRECISA ser exigente sim. Precisa que “tirar o couro” dos estudantes, tem reprovar sim, tem que exigir a leitura de livros e mais livros sim. É o futuro dos alunos que está em jogo. E em consequência, o futuro do país.

Ou então, que se ature calado essa produção de idiotas em série em nossas escolas e universidades. E depois, o resultado final disso tudo: o futuro sombrio que aguarda o Brasil e há de afetar a todos nós.

Comentários

Veja mais...

Carlos Mendes "Martini"

Carlos Mendes "Martini" é Gestor da Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Newton Paiva, estudante de Filosofia (aluno do Professor Olavo de Carvalho), ex-estudante de Economia na UFSC (pensando em retornar ao curso o mais breve possível) e Gerente Financeiro em uma empresa de varejo de madeiras e produtos relacionados.
Veja mais...

Últimos posts por Carlos Mendes "Martini" (exibir todos)

Sobre Carlos Mendes "Martini"

Carlos Mendes "Martini" é Gestor da Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Newton Paiva, estudante de Filosofia (aluno do Professor Olavo de Carvalho), ex-estudante de Economia na UFSC (pensando em retornar ao curso o mais breve possível) e Gerente Financeiro em uma empresa de varejo de madeiras e produtos relacionados.

Comments are closed.

A blog about Wordpress design, development , Software and inspiration http://themesharebd.blogspot.com